domingo, 6 de outubro de 2013

Võ Nguyên Giáp (25 de Agosto de 1911 - 4 de Outubro de 2013)



Võ Nguyên Giáp (25 de Agosto de 1911 - 4 de Outubro de 2013)
 
 

Vo Nguyen Giap, o maior gênio militar da história moderna

Líder vietnamita foi fundamental para país expulsar franceses e norte-americanos de seu território.
O general vietnamita Vo Nguyen Giap, estrategista militar e o comandante das históricas vitórias bélicas contra o colonialismo francês e o imperialismo dos Estados Unidos, morreu nesta sexta-feira, 4 de outubro de 2013, aos 102 anos.
Pai fundador do Exército Popular do Vietnã, cujas táticas guerrilheiras inspiraram combatentes no mundo inteiro, publicou dezenas de trabalhos e ensaios sobre estratégia militar.
O general Giap era, ao lado do venerado Ho Chi Minh, fundador do Partido Comunista do Vietnã, sendo ambos as personalidades mais admiradas pela juventude vietnamita. Em verdade, a admiração por Giap era universal, mesmo entre aqueles que o combateram.


Wikicommons

Imagem do líder vietnamita em 2008


Considerado um dos maiores gênios militares da história da humanidade, Giap foi o organizador da luta dos guerrilheiros nacionalistas vietnamitas contra a colonização francesa que culminou com a derrota das tropas vitória em Dien Bien Phu (1954). Torna-se então o dirigente militar do Vietnã do Norte, conduzindo a estratégia militar que levou à maior derrota da história dos Estados Unidos, depois de uma terrível guerra que dizimou boa parte do povo vietnamita. Giap era ainda considerado um gênio da logística e um político mobilizador de massas.
           Para ler a biografia completa: Opera Mundi


Sem comentários:

Enviar um comentário