terça-feira, 21 de junho de 2011

Tempos de desespero - A história de James Verone

James Richard Verone entregou produtos da Coca-Cola na Carolina do Norte durante 17 anos até ser despedido em 2008. Depois disso ele foi capaz de encontrar trabalho como motorista, mas passado algum tempo voltou a ser despedido. James Verone não foi capaz de encontrar outro emprego com 59 anos de idade. A sua saúde começou a deteriorar-se rapidamente e passados alguns meses ele detectou uma protuberância no peito. Foi nessa altura que decidiu que tinha que fazer alguma coisa.  Há duas semanas atrás James Verone entrou num banco e assaltou-o. Roubou 1 dólar e depois sentou-se tranquilamente e esperou pela polícia. 

Depois de pedir apoio à Segurança Social e de lhe ter sido negada, a luta para se manter saudável sem seguro de saúde nos Estados Unidos pareceu-lhe uma luta em vão. Foi então que James Verone decidiu que ir para a prisão era a única forma de conseguir a ajuda que precisava. "A dor foi além que eu podia aguentar", terá dita a um jornal local.

Considere o caso de James Verone, como a vítima mais recente da batalha que se trava nos Estados Unidos pela reforma do sistema de saúde. Mesmo numa altura em que os conservadores tentam revogar o alargamento da cobertura dos cuidado de saúde promovida pelo projecto de lei do presidente Barack Obama, o que esta história demonstra é que esse alargamento da cobertura não é suficiente para chegar a todos. O resultado é que as pessoas pobres que ficam doentes e que não podem dar-se ao luxo de ficar melhor, tornam-se perigosamente desesperadas. Numa nação tão rica como os Estados Unidos, a história de James Verone é uma tragédia.

O plano louco de James Verone funcionou: na passada sexta-feira ele foi finalmente visto por um médico. Bastou cometer um crime.

Via Good

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Amor em tempos de cólera

No meio de motins provocados por um jogo de hoquei, um casal beija-se em Vancouver, no Canadá.
Fotografia de Rich Lam, do Getty Images.

sábado, 18 de junho de 2011

O verdadeiro poder



José de Sousa Saramago


(Azinhaga, Golegã, 16 de Novembro de 1922 — Tías, Lanzarote, 18 de Junho de 2010)