segunda-feira, 1 de junho de 2009

Cuba vs EUA

Depois da Microsoft ter bloqueado a semana passada a utilização do Messenger desde Cuba, agora foi a vez da Google impedir o acesso aos utilizadores cubanos do novo serviço Google Wave (ainda em fase experimental). Esta é uma plataforma que conjuga a comunicação com a partilha de documentos. O utilizador, ao tentar registar-se desde Cuba, recebe a seguinte mensagem:

Your client does not have permission to get URL /fb/forms/wavesignup/ from this server. (Client IP address: xx.xx.140.181) You are accessing this page from a forbidden country.

Estas noticias não deixam de ser contraditórias, quando os EUA acusam frequentemente Cuba de limitar o acesso à Internet e quando timidamente estão a ser dados os primeiros passos pela administração Obama para o restabelecimento de contactos entre os 2 países.

Apesar das intenções manifestadas, apenas se está a tentar repor o nível de comunicação bilateral existente até 1995 e eliminados por George W. Bush, com vista ao cumprimento dos acordos migratórios estabelecidos pelo presidente Carter nos anos 80. Existe a possibilidade, que deste primeiro encontro, surja o restabelecimento do serviço postal entre os 2 países, actualmente a correspondência tem que passar sempre por um 3º país devido ao bloqueio americano.

Sem comentários:

Publicar um comentário